Sobre a Barion

Nossa História

Nossa História

Desde o início da sua história na fabricação de chocolates, em 1960, a Barion desenvolve a sua linha de produtos buscando qualidade e inovação. Atualmente, é reconhecida como a grande especialista nacional na produção de wafer e por suas combinações irresistíveis com o chocolate, lançando produtos que são sucesso de vendas, como biscoitos e ovos de páscoa.

Em 2004, a Barion deu início a uma reestruturação em sua forma de gestão e frentes de atuação, começando com a revitalização da sua linha de produtos para buscar novas oportunidades. Desde o cuidadoso planejamento das novas frentes de negócio, várias ações foram realizadas para criar uma nova imagem institucional e ampliar sua atuação em segmentos que estavam iniciando no Brasil e com tendência de alta.

A partir de 2011 a terceira geração começou a atuar na gestão da empresa, promovendo diversas iniciativas inovadoras no modelo de gestão. Em 2012, iniciou-se um trabalho focado em branding, no qual houve um reestudo das identidades visuais e posicionamento das marcas. A primeira que teve seu visual repaginado foi a Tubetes. A nova roupagem dos originais rolinhos de wafer consegue passar com mais clareza os valores da marca: originalidade, diversão e versatilidade, além de criar uma color brand, neste caso o azul, para destacar o produto no ponto de venda e aumentar sua identificação pelo consumidor. 

A outra marca que recebeu esse reestudo foi a linha de Barion para o varejo. Nesta, resgatou-se a tradição e qualidade passados de geração em geração. A nova roupagem traz uma identidade forte e única para toda a linha de biscoitos e chocolates, na qual se faz um apelo grande às especialidades da empresa, wafers, biscoitos e chocolates, como fotos apetitosas e embalagens com ar homemade. 

Nos últimos anos a empresa não parou de crescer e ganhar mercado nas suas frentes de atuação. O ano de 2019 foi um ano de conquistas muito importantes. A Barion foi selecionada em meio a mais de 200 empresas no Brasil inteiro para participar do programa Scale up da Endeavor, onde o objetivo é formar uma rede de troca de experiências entre empreendedores auxiliando no alto crescimento. Outra grande conquista foi a seleção da Barion pela revista Exame entre as 100 médias e pequenas empresas que mais cresceram no país em 2018.

Visão

Estar presente nos lares brasileiros, satisfazendo os nossos consumidores com os melhores biscoitos e chocolates do mercado através de uma gestão de alta performance.

Missão

Existe para oferecer wafer, chocolate e similares com qualidade, garantindo a perenidade da empresa, a satisfação de seus consumidores e o bem-estar de seus colaboradores.

Crenças e Valores

Paixão,  dedicação, ética e transparência, respeito, qualidade e inovação, simplicidade, foco no cliente e nos consumidores e, foco no resultado.

Propósito

Existimos para proporcionar momentos de felicidade na vida das pessoas.

Linha do Tempo

1960

1960

Neste ano, o Sr. Ricardo Barion e seus três filhos, Ricardo Jr, Roberto e Rommel iniciaram os negócios, montando uma distribuidora de doces no centro de Curitiba. No início, a empresa dedicou-se à distribuição de produtos alimentícios, como biscoitos, chocolates, confeitos, chicletes e similares.

Conseguiram após muitos desafios consolidar o ponto e a distribuidora foi se desenvolvendo, aumentando o portfólio de produtos e encontrando novas oportunidades de mercado, como a venda de chocolates na época de Páscoa.

1971

1971

Com o tempo a empresa começou a ingressar em novas vertentes e passou a não apenas atuar como uma revendedora de produtos, mas sim como fabricante de chocolates e ovos de Páscoa.

1978

1978

Criada pela bisavó Barion, a receita do Pão de Mel foi a primeira a ser distribuída em todo o território nacional. Uma receita de família passada de geração em geração.

1980

1980

Neste ano, começa a produção dos Tubetes®️, os primeiros rolinhos de wafers do Brasil. Por conta do pioneirismo muitas vezes a marca é usada como sinônimo de categoria.

1983

1983

O sucesso dos produtos foi tão grande que, neste ano, a Barion já estava em 3º lugar entre as grandes empresas de chocolate brasileiras no tocante ao volume de vendas da região Sul. No mesmo ano, foi necessária a mudança de sede para um local que comportasse uma área fabril e de loja maiores.

1996

1996

Neste ano, toda a planta industrial foi transferida para a unidade atual, com instalações mais modernas e melhores condições de gerir aumentos de produção e automação. A unidade fabril da Barion ocupa um terreno de 40.000m², com 10.000m² de área construída e está localizada em Colombo – PR, região metropolitana de Curitiba, capital do estado do Paraná.

1999

1999

O crescimento da empresa só aumenta com o passar dos anos e, com o objetivo de levar a qualidade e inovação dos seus produtos para fora do Brasil, neste ano a Barion faz sua primeira exportação diretamente para os Estados Unidos.

2004

2004

Em 2004, a Barion deu início a uma reestruturação em sua forma de gestão e frentes de atuação, começando com a revitalização da sua linha de produtos para buscar novas oportunidades.

2010

2010

Neste ano, a Barion completou 50 anos de história, garantindo a excelência em tudo o que fazemos.

2011

2011

A partir de 2011 a terceira geração começou a atuar na gestão da empresa, promovendo diversas iniciativas inovadoras no modelo de gestão.

2012

2012

Em 2012, iniciou-se um trabalho focado em branding, no qual houve um reestudo das identidades visuais e posicionamento das marcas.

2019

2019

2019 foi um ano de conquistas muito importantes. A Barion foi selecionada em meio a mais de 200 empresas no Brasil inteiro para participar do programa Scale up da Endeavor, onde o objetivo é formar uma rede de troca de experiências entre empreendedores auxiliando no alto crescimento. Outra grande conquista foi a seleção da Barion pela revista Exame entre as 100 médias e pequenas empresas que mais cresceram no país em 2018.

2020

2020

Muito motivos para comemorar. A Barion completa 60 anos de história e evolução. Chegou até aqui apoiada nos seus 3 pilares fundamentais: tradição, qualidade e inovação.

Inovação, Qualidade e Tradição

A Barion é uma empresa que se sustenta há 60 anos em três pilares: Inovação, Qualidade e Tradição.

O DNA inovador é comprovado em sua história, uma vez que lançou produtos pioneiros no mercado nacional, como Tubetes®, Disk Wafer® e Placas de Wafer. Além disso, criou o Ovo de Wafer, exclusividade patenteada pela empresa. Ainda hoje, há uma busca permanente pela inovação como forma de continuar se destacando no mercado.

Produzimos wafers, biscoitos, bombons e chocolates com qualidade, seguros para o consumo e que garantam a satisfação de nossos clientes e consumidores através do processo de melhoria contínua do Sistema de Garantia da Qualidade Barion. Buscamos cumprir as exigências das legislações governamentais vigentes e nos comprometemos a assegurar a competência e a comunicação interativa interna e externa de todos.

Por fim, a tradição tem sido o resultado de uma empresa familiar que se mantém sólida desde 1960, passando valores e princípios de geração em geração. Em 2020, a Barion faz 60 anos e, com orgulho, conta com alguns parceiros desde o início de suas atividades e funcionários que permanecem há décadas fazendo parte da construção da empresa.

Barion 60 anos
Loja própria

Loja própria

Além de distribuir seus produtos nos maiores e melhores varejistas, a Barion também conta com a Loja da Fábrica, uma loja física que fica junto a indústria e uma Loja Online, onde as pessoas podem adquirir todos os produtos de seu portfólio com preços direto da fábrica.

Saiba mais
Varejo
Varejo

No Varejo, a Barion atende diretamente o consumidor final e o público profissional, se aproximando todos os dias de quem é essencial, as pessoas.

Varejo
Food Service

No Food Service, a Barion oferece soluções práticas e saborosas para as mais variadas receitas que chegam nas mesas das famílias brasileiras.

Varejo
Marca Própria

Com uma equipe especializada, a Barion atua no desenvolvimento de projetos dos seus parceiros de Marca Própria.

Prêmios e Propósito da empresa

Ao longo da sua história, a Barion conquistou muitos prêmios, como o Prêmio de Reconhecimento na Excelência e Qualidade concedido pelo Grupo Dia%, uma das maiores redes de supermercados de descontos do mundo.  A Barion também foi reconhecida como uma empresa que atua com as melhores práticas de estágio, com o Prêmio IEL de Estágio em 2014. 

Em 2019 a empresa foi selecionada, entre inúmeras empresas do Brasil, para participar do programa Scale Up da Endeavor, destinado apenas às empresas que tiveram crescimento expressivo nos últimos anos. 

Neste mesmo ano a empresa também foi reconhecida pela Revista Exame como uma das 100 médias e pequenas empresas do Brasil que mais cresceram até 2018.

Os prêmios consolidam a visão da marca e seu posicionamento no mercado, indicando que as ações tomadas pela empresa a colocam no caminho certo.

A razão de existir da Barion é proporcionar momentos de felicidade na vida das pessoas.

Fale conosco pelo WhatsApp